Travel

4 dicas infalíveis para quem está planejando a próxima viagem (a primeira é fundamental!)

A sua dedicação antes da viagem pode fazer toda a diferença

Dicas de viagem sensacionais
Imagem: Freepik

Ah, como é bom quando a gente se joga em uma viagem, não é mesmo? Ter um tempo para você, ir para um lugar diferente e conhecer mais e mais.

Em especial, quando falamos de viagens um pouco mais longas, ou em um destino mais longe, o planejamento se faz ainda mais importante.

Que ele sempre precisa ser feito, é fato, mas nessas circunstâncias, se torna ainda mais valioso.

Partiu para as nossas dicas de viagem?

Planejar a próxima viagem

Aqui envolve tudo. Tudo mesmo! Organizar uma viagem não é só fazer as malas. É uma tarefa mais complexa, mas nada que com as nossas dicas não se torne mais tranquilo de colocar em prática.

O segredo é saber como equilibrar o desejo e o planejamento. Então, abordaremos um passo a passo fundamental para quem deseja sair da rotina sem comprometer o orçamento ou ter surpresas desagradáveis.

Orçamento

Sim, a grana. O primeiro grande passo para planejar a sua viagem envolve definir um orçamento realista que não comprometa as suas finanças a longo prazo.

Afinal, não adianta querer ir para aquele lugar super descolado que está na boca do povo, se isso vai tirar a sua paz e te deixar em apuros financeiros. Isso ajuda a evitar dívidas e a aproveitar a viagem sem preocupações na volta.

Dessa forma, escolha um destino que se encaixe dentro das suas possibilidades financeiras.

Na prática, planejar um orçamento implica selecionar quanto pode ser gasto em cada etapa da viagem: transporte, hospedagem e alimentação, além de reservar uma quantia para emergências e para uma comprinha ou outra (ainda que seja só uma lembrancinha).

Nesse contexto, o planejamento financeiro influencia diretamente na duração e no tipo de experiências que podem ser incluídas no roteiro.

Por exemplo, é melhor para o bolso escolher hotel ou aluguel de uma casa?

Pode ser trabalhoso e claro que não é a parte mais legal da viagem, mas não pule etapas. A análise prévia da situação financeira pessoal garante que a viagem aconteça sem comprometer a sua estabilidade econômica.

Definição do destino

Muito bem, agora que você já tem definido o orçamento de uma forma bem clara, você pode decidir os destinos que cabem nessa sua disponibilidade.

Faça uma lista de locais que te despertam interesse e que são financeiramente possíveis.

Aliás, para quem busca economia, pesquisar oportunidades fora da alta temporada pode ser o pulo do gato. Fique de olho nos sites, e compare preços. Um dos mais usados é o Google Voos.

Além disso, considerar o tipo de viagem desejada é igualmente importante. Isto é, o clima do local, as atividades, perfil (sozinho, com amigos ou com a família). Essas variáveis precisam ir para o papel e contar para a decisão.

Pesquise!

Ah, mas eu quero aproveitar o lance da surpresa, do inesperado. Isso é muito interessante, mas o desconhecido pode atrapalhar a sua viagem.

A pesquisa é indispensável no planejamento de qualquer destino. Ela deve abordar não apenas sobre o itinerário e os locais turísticos, mas também as condições do local na época pretendida para a visita, como clima e eventos especiais.

Ainda mais, se puder ter contato com quem já esteve no destino, pode ser uma fonte valiosa de dicas, poupando tempo e dinheiro.

Em complemento, você pode explorar os relatos de outros viajantes, blogs e fóruns de viagem. Eles fornecem um retrato real de quem viveu a experiência.

Prioridades

Tudo certo até aqui! Seguiu as dicas de viagem e definiu o orçamento, escolheu um destino que está dentro dos seus limites, já pesquisou bastante. Assim, pôde escolher a época, a hospedagem e já sabe até os passeios que quer fazer.

Agora, quando chega o grande momento da viagem ou se você já está no destino, é preciso ter prioridades.

Afinal, todos estamos sujeitos a imprevistos, e assim, é necessário saber o que você realmente não quer deixar de fazer e o que poderia ficar de lado sem maiores problemas. Isso ajuda muito a evitar frustrações.

Pode parecer muita coisa, mas todas essas etapas são muito prazerosas. Faça de uma forma que você possa curtir cada passo. Pense que é uma grande conquista e cada passo tem o objetivo de que a sua experiência seja a mais incrível possível.

Aprecie o momento e boa viagem!

Leia mais:

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *