A formação de gases após o consumo do feijão está principalmente relacionada à presença de oligossacarídeos, como rafinose e estaquiose, que são carboidratos complexos que não são digeridos por completo no intestino delgado, devido à ausência da enzima não digeríveis por completo no intestino delgado, devido à ausência da enzima alfa-galactosidase. Esses compostos são fermentados pelas bactérias do intestino grosso, resultando em gases como metano, hidrogênio e dióxido de carbono.
Como preparar feijão para não dar gases?
Para minimizar a formação de gases, é recomendado deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes de cozinhar. Após esse período, a água deve ser descartada e o feijão lavado novamente.
Também é indicado fazer a troca dessa água pelo menos umas três vezes e adicionar nela uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Além disso, colocar temperos, por exemplo, cominho, erva doce, louro e gengibre, durante o cozimento pode ajudar a diminuir a formação de gases.
Lembre-se ainda de cozinhar bem o feijão até que ele fique mais macio. E, se possível, uma boa ideia é retirar a casca do feijão.
Respondido por:
Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin.