De ‘novo Ibra’ que castigou Guardiola a brasileiro ex-Ponte no top 5: como está briga pela chuteira de ouro
O início da temporada europeia mostra que a briga pela chuteira de ouro promete ser quente. A lista liderada por Robert Lewandowski conta com o “novo Ibrahimovic” e um atacante brasileiro entre os cinco primeiros.
A chuteira de ouro é o prêmio dado ao artilheiro do europeu na temporada, contando apenas os campeonatos nacionais. As ligas, porém, têm pesos diferentes.
Cada gol marcado nas principais ligas (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) valem 2 pontos, nas ligas intermediárias o peso é 1,5 e nas ligas menores é 1.
É justamente por isso que Robert Lewandowski lidera a corrida pela chuteira de ouro. Um dos responsáveis pelo ótimo início de temporada do Barcelona, o polonês de 36 anos marcou 14 gols em 12 jogos na LALIGA, somando 28 pontos.
Empatado com Lewandowski está o estoniano Alex Tamm. O centroavante do Kalju marcou o dobro de gols do polonês, mas o Campeonato da Estônia tem peso 1.
Algoz do Manchester City ao marcar três gols na goleada do Sporting, por 4 a 1, pela Champions League, Viktor Gyökeres está na terceira colocação, com 24 pontos e 16 gols – o Campeonato Português tem peso 1,5. Nascido na Suécia, o centroavante de 26 anos vem sendo chamado de “novo Ibrahimovic”.
Também com 24 pontos, mas 24 gols, está o brasileiro Ramires. Com passagem pela base do Fluminense, o ex-atacante da Ponte Preta vive fase artilheira no Riga, da Letônia. O top 5 é completado por Páll Klettskard, marcou 23 vezes pelo Klaksvík, da Ilhas Faroé.
Confira os cinco primeiros na briga pela chuteira de ouro
-
1) Robert Lewandowski (Barcelona) – 14 gols, 28 pontos
-
2) Alex Tamm (Kalju) – 28 gols, 28 pontos
-
3) Viktor Gyökeres (Sporting) – 16 gols, 24 pontos
-
4) Ramires (Riga) – 24 gols, 24 pontos
-
5) Páll Klettskard (Klaksvík) – 23 gols, 23 pontos