Social Welfare

FGTS: Como funciona o saque-aniversário e qual o calendário para 2024?

FGTS: Como funciona o saque-aniversário e qual o calendário para 2024?
FGTS // Créditos: depositphotos.com / joasouza

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade que permite aos trabalhadores retirarem uma parte do saldo de suas contas ativas ou inativas em um período específico todos os anos. Essa opção foi introduzida como uma alternativa ao saque-rescisão tradicional, oferecendo mais flexibilidade na gestão dos recursos acumulados.

A adesão a essa modalidade é voluntária, o que significa que o trabalhador precisa manifestar seu interesse junto à Caixa Econômica Federal, a instituição responsável pela gestão dos pagamentos. Uma vez optando pelo saque-aniversário, o trabalhador mantém o direito aos saques anuais, mas deve ficar ciente das implicações desse tipo de saque.

Como Funciona o Saque-Aniversário?

No saque-aniversário, o trabalhador pode retirar uma porcentagem do saldo de sua conta do FGTS no mês de seu aniversário. Cada mês possui um intervalo específico para que o beneficiário realize o saque. Por exemplo, os nascidos em novembro têm até 31 de janeiro do ano seguinte para realizar a retirada.

É importante destacar que as regras determinam limites de percentuais a serem sacados, os quais são calculados sobre o saldo total disponível na conta do FGTS do trabalhador. Portanto, o valor liberado varia conforme o saldo disponível na conta no momento do saque.

Quais São os Limites e Condições?

Para quem tem saldo de até R$ 500, o percentual disponível para saque é de 50%. À medida que o saldo aumenta, o percentual diminui, mas um valor adicional fixo é incorporado ao montante disponível para saque, assegurando que aqueles com saldos maiores também tenham acesso a uma quantia significativa de recursos.

Uma vez aderindo à modalidade de saque-aniversário, a opção torna-se exclusiva por pelo menos dois anos, antes que o trabalhador possa retornar ao modelo tradicional de saque-rescisão, que é utilizado em casos de demissão sem justa causa, entre outras circunstâncias.

Como Adotar a Modalidade de Saque-Aniversário?

Créditos: depositphotos.com / joasouza

Os interessados em adotar a modalidade de saque-aniversário podem fazer isso por meio do site oficial do FGTS ou pelo aplicativo “Caixa FGTS”, disponível para dispositivos móveis. O processo é simplificado e permite que o trabalhador escolha a opção que melhor se adapta à sua situação financeira.

Além disso, não é necessário nenhum comunicado para aqueles que desejam permanecer na modalidade tradicional do saque-rescisão, bastando que não realizem a adesão ao saque-aniversário.

Calendário Saque-Aniversário FGTS

Mês de Nascimento Início do Período Fim do Período
Setembro 2 de setembro 30 de novembro
Outubro 1º de outubro 29 de dezembro
Novembro 1º de novembro 31 de janeiro de 2025
Dezembro 2 de dezembro 28 de fevereiro de 2025

É Melhor Escolher o Saque-Aniversário?

Decidir entre o saque-aniversário e o saque-rescisão depende das necessidades individuais de cada trabalhador. Aqueles que precisam de uma fonte regular de recursos podem achar a opção de saque-aniversário benéfica. No entanto, é importante considerar que essa escolha remove temporariamente o direito de saque no caso de demissão sem justa causa, o que pode impactar a segurança financeira em eventuais momentos de necessidade.

Assim, a decisão deve ser bem ponderada, levando em conta tanto a situação atual quanto as expectativas futuras de cada trabalhador. Consultar um especialista financeiro pode ser uma ajuda valiosa ao tomar essa decisão.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *