Sports

Fórmula E: categoria promove corrida de teste só com mulheres

Circuito de Jarama, em Madri, vai abrigar a primeiro grid feminino para um campeonato da FIA

Continua após publicidade

MADRID, SPAIN - NOVEMBER 07: Female drivers pose on the grid during day three of Formula E Pre-Season Testing at Circuito del Jarama on November 07, 2024 in Madrid, Spain. (Photo by Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

NA PISTA O teste feminino da Fórmula E é parte de uma estratégia mais ampla para desmantelar as desigualdades estruturais no automobilismo – (Simon Galloway/LAT Images/Divulgação)

A pré-temporada da Fórmula E, competição mundial de carros elétricos monoposto, promove nesta sexta-feira, 8, às 10h, uma prova que deve entrar para a história do automobilismo. O Circuito de Jarama, em Madri, vai abrigar a primeira sessão de testes exclusivamente feminina para um campeonato da FIA, a entidade máxima das corridas de automóvel, com 18 pilotos oriundas de várias categorias.

O teste proporcionará às pilotos femininas de elite uma oportunidade única de mostrar suas habilidades ao volante do carro de corrida de ponta GEN3 Evo – a nova geração do monoposto elétrico. Este veículo, capaz de acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 1,82 segundos, supera até mesmo os carros atuais de Fórmula 1 em termos de aceleração.

Ao permitir que as mulheres dirijam o mesmo maquinário usado pelos pilotos regulares do campeonato, a Fórmula E está garantindo igualdade de condições e demonstrando seu compromisso com a igualdade. “Sabemos que não há uma solução simples para maior diversidade no automobilismo”, disse Jeff Dodds, CEO da Formula E. “Se realmente vamos dar às mulheres igualdade, oportunidade e visibilidade em nossa série, no entanto, as condições para todas precisam ser as mesmas para ajudar seu desenvolvimento e se testar contra aquelas que já estão no grid de largada.”

O teste não é apenas sobre dirigir; é uma plataforma abrangente para desenvolvimento de carreira. Os participantes se envolverão em várias atividades de mídia, incluindo conferências de imprensa, entrevistas e criação de conteúdo. Esta exposição visa elevar os perfis dessas pilotos talentosas dentro da indústria do automobilismo e inspirar a próxima geração de pilotos femininas.

Continua após a publicidade

Veja quem estará no grid de largada

Jaguar TCS Racing:

* Jamie Chadwick (Three-time W Series)
* Lilou Wadoux (Ferrari, WEC)

Andretti:

Continua após a publicidade

* Chloe Chambers (F1 Academy)
* Nerea Marti (F1 Academy)

McLaren:

* Ella Lloyd (F1 Academy, McLaren)
* Bianca Bustamante (F1 Academy, McLaren)

Envision:

Continua após a publicidade

* Alisha Palmowski (GB4)
* Alice Powell

Maserati:

* Tatiana Calderon (IMSA)
* Carrie Schreiner (F1 Academy)

TAG Heuer Porsche:

Continua após a publicidade

* Marta Garcia
* Gabriela Jilkova

Nissan:

* Abbi Pulling (F1 Academy)

DS Penske:

Continua após a publicidade

* Beitske Visser
* Jessica Edgar (F1 Academy)

Lola Yamaha ABT:

* Miki Koyama (Super GT Series)

Mahindra:

* Lena Buehler

KIRO Race Co:

* Simona De Silvestro (Formula E, IndyCar)

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *