O Google diminuiu a memória RAM mínima exigida para rodar o Android TV. A mudança, que atinge o Android TV 14, pode impactar o desempenho do sistema operacional em televisões, com episódios de travamentos caso o equipamento tenha especificações mais contidas.
Os detalhes foram compartilhados por Mishaal Rahman no site Android Authority nesta semana. Segundo o desenvolvedor, o Google publicou uma mudança no repositório oficial de códigos do Android, o AOSP Gerrit, para o recente Android TV 14.
Antes, o Google exigia que as televisões com resolução 1080p teriam que trazer 1,5 GB de RAM ou mais. Já as TVs 4K precisavam ter pelo menos 2 GB de memória. Agora, a empresa solicita as seguintes especificações para obter a certificação do Android TV:
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
- TVs com resolução 1080p: 1 GB ou mais;
- TVs com resolução 4K: 1,5 GB ou mais.
Já os dispositivos com Google TV precisam ter, no mínimo, 2 GB de RAM.
Vale ressaltar que a medida é válida para novos dispositivos com Android TV, e não os existentes.
Mudança pode impactar desempenho
No geral, quanto menor a memória, menor tende a ser o desempenho do dispositivo. Dessa forma, a redução da exigência de RAM pode até resultar em congelamentos e outras falhas em dispositivos lançados com 1 GB ou 1,5 GB.
Por outro lado, a alteração nos requisitos mínimos abre portas para o lançamento de dispositivos mais acessíveis, uma vez que as fabricantes poderiam economizar com a compra do chip.
Rahman também informa que o Google pretende implementar otimizações no sistema para o Android TV funcionar melhor em dispositivos com 1 GB de memória RAM.
Confira outras matérias do Canaltech:
Continua após a publicidade