Subsidiária da GWM e Unifei vão desenvolver veículos sustentáveis com foco em hidrogênio verde
A FTXT, subsidiária da montadora chinesa GWM focada em tecnologias de energia de hidrogênio, firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo de Minas e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na região Sul do Estado.
O acordo busca desenvolver caminhões movidos a hidrogênio e impulsionar a mobilidade sustentável no Estado. Assinado em Xangai, China, pelo governador Romeu Zema, o MoU reforça a intenção de Minas Gerais de se tornar referência em energia renovável.
A FTXT, agora conhecida como GWM Hydrogen fora da China, terá apoio da Unifei no fornecimento de hidrogênio e em pesquisas tecnológicas.
Com validade inicial de 12 meses, renovável por até 60 meses, a parceria prevê a troca de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias para veículos pesados de baixa emissão.
“Esse acordo coloca Minas na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável”, afirmou Ricardo Bastos, diretor da GWM Brasil. Romeu Zema destacou o incentivo tributário estadual para projetos de energia renovável, buscando atrair mais investimentos.
“Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do Estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para ficar mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e continuaremos assim. Queremos ser referência em energia renovável”, afirmou Zema.