Politics

Josias: Governo Lula se sente aliviado por não ter que ir à posse de Trump

A ausência de Lula na cerimônia de posse de Donald Trump representa um alívio para o governo brasileiro, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta sexta (8).

Não faz parte do protocolo americano que as nações sejam representadas por seus governantes neste tipo de evento, mas pelos embaixadores locais. Portanto, não se trata de qualquer indisposição entre Trump e Lula.

Lula está fazendo agora um papel institucional e age corretamente. Ele errou na véspera da eleição quando declarou sua simpatia e seu apoio a Kamala Harris. Depois que Trump foi eleito, Lula teve um comportamento de manual: felicitou o novo presidente eleito dos EUA por meio das redes sociais e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto.

Lula se sente, pelo que eu conversei lá [no Planalto] há 48 horas, meio aliviado com essa regra e essa praxe do governo norte-americano de não convidar chefes de Estado para a posse do presidente eleito. Evidentemente, isso não é uma lei; se quiser, Trump pode muito bem convidar quem ele bem entender.

O governo brasileiro estava aliviado com essa praxe e disse que, como de hábito, enviará o embaixador brasileiro nos EUA para a cerimônia de posse de Trump. Então está tudo dentro do manual. Josias de Souza, colunista do UOL

Para Josias, o desejo de Jair Bolsonaro em comparecer à posse de Trump não deve se concretizar e, mesmo que essa intenção se realizasse, teria efeito prático mínimo para o ex-presidente.

Lula reconheceu a importância da vitória de Trump e se colocou à disposição para trabalhar com ele. Bolsonaro também não vai porque não tem a posse do seu passaporte, que está retido por ordem do Supremo Tribunal Federal. Não há perspectiva, embora ele vá requisitar, que consiga êxito nessa sua intenção [de reaver o documento].

O Eduardo Bolsonaro pode ir lá novamente. Mesmo se [Bolsonaro] fosse, na hora de negociar, Trump tem que fazer isso com quem está no comando. Hoje, o inquilino do Palácio do Planalto é Lula. Já aconteceu na Argentina: um cortejo bolsonarista foi à posse de Javier Milei, e hoje ele está aí tendo que negociar [com Lula]. Assim também ocorrerá com os EUA. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *