Digital Technology

Lixeira do WhatsApp: Um guia com dicas importantes sobre as conversas apagadas

Saber o que é ou não possível recuperar da lixeira do WhatsApp está mais fácil agora

Orientações para acessar mensagens da lixeira do WhatsApp
Imagem: Getty Images

Ah, com toda certeza você já precisou de algum recurso relacionado à lixeira do WhatsApp, não é mesmo? Afinal, quem é que hoje em dia se imagina sem esse aplicativo. Muito pouca gente, certo?

E claro, com o volume gigantesco de informações que trocamos diariamente, estamos sempre mandando coisas para a lixeira, mas nem sempre conhecemos efetivamente como tudo funciona.

Assim, para você não passar por nenhum apuro, elaboramos esse guia resumido, com informações essenciais para a sua rotina.

Boa leitura!

Lixeira do WhatsApp

Muito bem, no seu dia a dia você quer liberar espaço de armazenamento no celular. Então, para isso, sai apagando fotos, aplicativos que já não usa, e claro, conversas do WhatsApp, popularmente conhecido por “zap”, ou apenas “whats”.

No entanto, pode acabar sentindo falta posteriormente de algo que tenha excluído, mas e aí? É possível recuperar conversas apagadas? Sim, mas pode não ser tão simples assim.

Vamos explicar bem direitinho.

Recuperar dados

Chegar na lixeira do WhatsApp e restaurar mensagens apagadas. Seria um sonho se fosse só isso, não é mesmo? As galerias de fotos muitas vezes são assim. Você vai na pasta de reciclagem e escolhe o que quer recuperar ou se desfazer em definitivo.

Contudo, para o WhatsApp não há esse caminho direto. O aplicativo, disponível tanto para celulares Android ou iOS (Iphone), depende da realização do seu backup para facilitar essa tarefa. Inclusive, recentemente, o app passou a contar com um recurso que permite contornar a deleção, ou seja, desfazer a exclusão de mensagens do seu app.

Se não tem lixeira do WhatsApp, como eu recupero?

Vamos lá! Em primeiro lugar, tem uma opção que funciona, mas precisa de um pré-requisito: estar com o backup automático habilitado no WhatsApp.

Dito isso, é necessário desinstalar o app e instalar novamente para recuperar as mensagens apagadas. Entretanto, aquelas mais recentes que porventura não tenham sido incorporadas ao último backup, podem ser perdidas.

E como é que eu habilito essa opção?

Acompanhe o passo a passo! Abra o WhatsApp e toque no ícone dos três pontinhos no canto superior direito. Então, escolha a opção “Configurações”. Em seguida, selecione “Conversas” e “Backup de conversas”.

Escolha “Backup automático” e determine a frequência (diariamente – que é o ideal, semanalmente, mensalmente).

É importante destacar que para tudo isso acontecer no WhatsApp, é necessário ter uma conta do Google ativa e espaço livre suficiente.

Assim sendo, basta desinstalar o app e instalar novamente, escolhendo na página inicial, a opção “Restaurar backup”. Com isso, você recupera a lixeira do WhatsApp e pode acessar as mensagens apagadas anteriormente.

Novidade na área

Relacionada a esse tema da lixeira do WhatsApp, cabe sinalizar que recentemente o mensageiro disponibilizou um recurso que reverte a ação “Apagar para mim”. Na prática, o usuário tem cinco segundos para conseguir contornar uma mensagem apagada por engano e recuperar a mesma.

Mas atenção! Vale só para a opção “Apagar para mim”. Se escolher o “Apagar para todos”, não tem como acionar o recurso.

Recurso do WhatsApp
Imagem: Edição Curta Mais

Essa implementação veio como forma de corrigir um furo de funcionamento.

Veja só: imagine uma situação na qual o usuário do WhatsApp tenta excluir uma mensagem para todos, mas sem querer escolhe “Apagar para mim”. Dessa forma, ele fica sem acesso nenhum e não tem mais como acessar aquela mensagem para apagar para todos, que originalmente era o que ele desejava.

Agora você tem como dar a volta se isso ocorrer, mas como dissemos, precisa ser rápido, pois o recurso é apresentado na tela por apenas 5 segundos.

Leia mais:

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *