Ex-jogador e técnico, o croata Ivan Ljubicic não escondeu sua opinião a respeito da iminente – e já anunciada – aposentadoria do espanhol Rafael Nadal: “campeões como ele jogam para vencer”.
Atualmente trabalhando como diretor técnico da Federação Francesa de Tênis, Ljubicic pontuou as razões que acredita que fizeram Nadal tomar a decisão de não jogar mais profissionalmente: “Fiquei surpreso com o momento em que Nadal anunciou sua aposentadoria. Claro que posso entender o porquê, essa não é a questão, mas para mim Rafael Nadal é Roland Garros, e ver que ele não vai jogar o próximo Roland Garros é difícil de entender. Campeões como ele jogam para vencer, não para participar. Não sei exatamente qual é o seu nível de jogo e condição física atual, mas não é o que estávamos acostumados quando ele competia em um nível muito alto. Claro, estou feliz em vê-lo encerrar a carreira na Copa Davis, em casa.”
O croata, que por anos foi treinador de Roger Federer, também lembrou do embate contra Nadal em Roland Garros: “Jogar contra o Rafa na Philippe Chatrier é uma experiência traumática”. Ele continua, comparando com Federer em Wimbledon: “Nunca enfrentei Federer em Wimbledon, mas nos vimos muitas vezes e foi complicado porque ele tinha todo tipo de soluções. O tênis de Nadal é bastante simples no início, mas é impossível de controlar, principalmente por causa de seu topspin em particular”, finalizou.