Lifestyle

Montagem simulando site da Folha para dizer que Janja recorreu ao candomblé para reduzir dólar é reciclada

Montagem já havia circulado em julho e volta agora, após alta da moeda americana, que já está em queda novamente

São Paulo

Ainda antes do anúncio da eleição do republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e consequente disparada do dólar —que já apresenta forte queda—, um conteúdo mentiroso simulando a coluna Painel, da Folha, foi reciclado para espalhar que a primeira-dama brasileira, Janja, teria voltado a fazer rituais de candomblé para conter a alta do dólar.

Como ocorreu em julho, o conteúdo, uma montagem com elementos gráficos do layout da coluna e a foto do editor, Fábio Zanini, não leva a link nenhum. Na versão anterior, a falsa publicação dizia “Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT”. Na época, o presidente Lula (PT) tinha participado de um evento em que usou um turbante do afoxé Filhos de Gandhy.

Foto mostra a primeira-dama do Brasil Janja Lula da Silva, uma mulher de pele clara, cabelos castanhos lisos que usa um óculos com bordas grossas. Ela veste um paletó branco por cima de um top da mesma cor. Janja está com um colar dourado e tem uma expressão séria. A foto foi feita durante um coquetel de posse das desembargadoras Louise Vilela Leite Filgueiras e Gabriela Araújo na sede da Associação Paulista de Magistrados. Na imagem ela está no meio de algumas pessoas convidadas para o evento, mas o foco está nela.
Nome da primeira-dama Janja da Silva é, mais uma vez, associado a coluna da Folha em conteúdo de desinformação viral sobre candomblé e dólar –

A montagem que circula agora em redes sociais e aplicativos de mensagem traz o título “Janja volta a fazer rituais de candomblé para conter alta do dólar”. Até a tarde desta quarta-feira (6), um post com a desinformação reciclada tinha mais de 430,3 mil visualizações apenas no X.

“O fato, de não saber se isso é real ou piada, revela o tamanho do buraco que a gente se encontra” e “o Estado só é laico quando ela quer defender o aborto”, foram alguns dos comentários. Também houve quem comentasse a publicação de forma preconceituosa contra o candomblé e o Nordeste. “Com essa inflação e preço alto do frango, baiano está fazendo macumba com caldo Knorr” é um dos exemplos.

Desinformadores usam coluna Painel, da Folha, para espalhar mentira sobre Janja
Desinformadores usam coluna Painel, da Folha, para espalhar mentira sobre Janja

A Folha tentou contato com o PT e a assessoria de imprensa de Janja, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email [email protected] para que ele seja verificado pela Folha.

Checamos: veja verificações publicadas pelo projeto
Checamos: veja verificações publicadas pelo projeto

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *