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Neva – chifres brancos de Bim Black. Análise

Primavera. Há uma excitação alegre por toda parte – riachos balbuciam, pássaros cantam, cumprimentando sua terra natal. Alguém acordou, alguém está se preparando, alguém saiu da crisálida e abriu as asas, alguém observa essa transformação com muito apetite. Árvores com novos brotos sugerem modestamente a profusão de cores que se aproxima. Mas o inverno envia saudações de despedida. Você nem pode chamar isso de neve. Flocos de neve podem ser contados. Um caiu em um floco de neve. O outro foi imediatamente sacudido pela alvéola. O terceiro caiu sobre uma pata de abeto. Mais dois caíram no nariz de um enorme lobo branco deitado sob um abeto. Eles caíram… e não derreteram.

Não é o que parece

Para ser sincero, saudei o primeiro trailer de Neva com algum ceticismo. Sim, sou um grande fã do GRIS, mas a ideia de fazer mais ou menos a mesma coisa novamente me pareceu um pouco simples. Por que entrar na mesma água novamente, mesmo que não no odioso formato de sequência. Fazer algo semelhante, mas com mais emoção, mais beleza, mais elegância, é uma tarefa muito difícil, mas se baixar um pouco a temperatura, e tendo como pano de fundo uma estreia maravilhosa, a nova criação do Nomada Studio irá desaparecer imediatamente. Mas me enganei profundamente – o estúdio espanhol simplesmente encontrou seu gênero e estilo e é capaz de criar verdadeiros milagres nele.

No início, Alba tem que salvar, consolar e acalmar constantemente Neva. Isso vai mudar

Para começar: Neva, apesar de toda a sua semelhança visual, é completamente diferente em sua essência. GRIS é profundamente introspectivo – a heroína em um mundo de beleza misteriosa busca exclusivamente para si mesma, sem enfrentar ameaças reais que devem ser combatidas. Neva, com todas as semelhanças do protagonista (e estilo gráfico quase idêntico), dedica-se à amizade, à ajuda mútua e à luta.

O tema da amizade em si – a menina Alba (seu nome só pode ser descoberto nos materiais adicionais do jogo) e o filhote de lobo Neva – é revelado de uma forma muito pontilhada, não há profundidade psicológica ou personagens detalhados no jogo; . E isso não é uma falha do Neva, é o estilo característico do estúdio, esboçando o enredo com traços leves. Ambas as criações do Nomada Studio são poéticas e, como na poesia, preocupam-se mais com o sentimento geral, o ritmo, a rima, a imersão emocional. Basta dizer que aqui novamente não há uma única linha de texto, e a heroína pronuncia exatamente duas palavras – dois nomes – durante todo o jogo.

Até a morte é apresentada de forma bela e poética aqui.

Ao mesmo tempo, Alba e Neva interagem muito, não existem em paralelo; A princípio, o filhote de lobo deve ser ajudado, confortado e acalmado nos momentos de tensão – mas ele cresce e logo luta ao lado de Alba, torna-se capaz de assumir uma forma espiritual e até se transformar em projétil. Você pode ligar para seu companheiro ou abraçá-lo a qualquer momento. Sim, mais um jogo onde você pode acariciar e acariciar um animal – desta vez, porém, não apenas um animal de estimação, mas um verdadeiro amigo.

Acima, eu não disse isso apenas sobre o projétil. Sim, sim, Neva tem um sistema de combate – e, talvez, junto com o tema e a evitação da introversão, esta seja a diferença mais fundamental do GRIS.

Onde estariam esses jogos sem as cenas de perseguição obrigatórias com obstáculos?

À primeira vista, é implementado aqui de forma simples – um tipo de golpe, uma esquiva-rolagem combinada com um salto duplo. Não há atualização ou troca de armas, novas técnicas não aparecem no sistema de combate a partir do meio – e mesmo essa é apenas uma, a já mencionada capacidade de “jogar” Neva no inimigo. Ao mesmo tempo, as lutas não ficam chatas e podem te manter em suspense durante todo o jogo. Os adversários e as situações mudam, e há vários chefes muito duros. Sim, Neva não representará um verdadeiro desafio – ainda é uma obra criada para a imersão emocional e o prazer estético, e não para fortalecer os reflexos e aumentar a autoestima. Mas você terá que aprender hábitos e timing enquanto sofre derrotas – especialmente de chefes. Acrescento que as batalhas revelaram-se dinâmicas, rítmicas e não muito longas – o equilíbrio foi mantido bem, não houve desequilíbrio de complexidade beirando o tédio, como em Ori (onde a jogabilidade entra em conflito com a mensagem de “conto de fadas”) . Para quem não quer superar o menor desafio (e no âmbito de tal trabalho é muito fácil compreender tal jogador), existe uma fraude legal quando você simplesmente para de sofrer danos.

A maior parte do jogo é ocupada por elementos de plataforma – às vezes muito complexos dispostos geometricamente e nunca param de surpreender com novos movimentos. Neva é dividido em três partes iguais (verão, outono, inverno) – e cada uma muda ligeiramente as regras do jogo: em algum lugar você só precisa pular com precisão, em algum lugar você precisa interagir com Neva, em algum lugar explodir oponentes (e nesses momentos Neva é muito parecido com o Neon White bidimensional), em algum lugar você terá que prestar atenção ao reflexo no gelo. Os autores de Neva têm uma imaginação rica e não têm vergonha de demonstrá-la – o jogo acabou por ser não só bonito, mas também nada chato.

⇡#Grande beleza

E, no entanto, o principal motivo pelo qual vale a pena abrir o Neva é a sua perfeição visual. O jogo às vezes é simplesmente insuportavelmente bonito. A pintura em aquarela é acompanhada de um trabalho muito sutil com a cor (e sim, cada estação tem seu próprio código de cores, claro). Parece que cada tela do jogo está idealmente alinhada de acordo com a proporção áurea – os artistas não hesitam em transformar o ambiente em objetos de arte completos – e isso acaba sendo muito apropriado dentro da estrutura do conceito geral. O design dos antagonistas é fascinante – eles são repulsivos e assustadores… e lindos. Em princípio, pressionei o botão de captura de tela com um pouco menos de frequência do que o botão de pular ou espada.

Existem também objetos colecionáveis ​​​​na forma de lírios brancos, às vezes difíceis de encontrar – eles criam motivação para retornar ao jogo

As animações são executadas na perfeição – tanto nas batalhas, que são percebidas como uma dança, quanto nos momentos de paz; Basta olhar para a animação de Alba e Neva se abraçando – parece o ponto a partir do qual todo o jogo cresceu.

Tudo isto é acompanhado, como da última vez, por uma música berlinista muito emotiva no cruzamento da música neoclássica com a electrónica – nela se baseia grande parte deste trabalho silencioso, trabalhando apenas ao nível das imagens (incluindo o som). Sim, Neva terá vários pequenos encartes de desenhos animados, eles são expressivos, mas ainda não trazem detalhes, assim como a parte interativa;

Ao mesmo tempo, o Neva é um produto muito mais transparente e, digamos, inteligível do que o GRIS. Ainda é um jogo de imagens, dicas e alegorias que formam uma ideia clara e muito simples, mas importante, que não é difícil de entender. Sim, para alguns isso parecerá uma simplificação em comparação com a vaga e evasiva de qualquer franqueza da estreia do estúdio. Gostei de um pouco mais de foco na ideia sem comprometer a essência poética da criação.

Às vezes é completamente impossível acreditar que esta não é apenas uma bela criação de um artista talentoso, mas parte do jogo

O corpo muito esguio e aparentemente perfeito de Neva ainda apresenta algumas falhas. Às vezes falta originalidade ou coragem ao jogo: às vezes as fontes de inspiração são demasiado óbvias (estamos, claro, a falar dos desenhos animados do Studio Ghibli e dos jogos Team Ico), ou a confiança na própria experiência acaba por ser demasiado óbvia – alguns momentos são totalmente copiados do GRIS. Mas, para ser sincero, tudo isso quase não prejudica o quadro geral.

***

As coisas mais básicas às vezes são muito difíceis de dizer em palavras simples. Sobre a importância do luto e da experiência interior da perda. Ou que a ideia de morte e a ideia de nascimento são inseparáveis, o próprio processo de morrer começa com a primeira respiração – e esta é a ordem natural das coisas, a essência cíclica do universo. A chave nessas frases parece escapar nas entrelinhas, cair no espaço entre as letras, deixando apenas o farfalhar seco e racional de frases vazias. Para compreender essas coisas, existe uma arte que funciona, inclusive no nível emocional, e o Nomada Studio apenas se comprometeu a criar poemas de plataforma que falam sobre coisas importantes na linguagem de jogos inimaginavelmente belos e comoventes.

Vantagens:

  • Este é um jogo incrivelmente lindo;
  • Que desta vez consegue contar uma história bastante clara;
  • Mas ao mesmo tempo mantém uma emotividade selvagem.

Desvantagens:

  • Em algum lugar Neva carece de originalidade.

Artes gráficas

Nomada Studio é, antes de tudo, artista. E isso é claramente visível no desenho incrível. Mas o mais interessante é que tudo isso acabou sendo maravilhosamente integrado à jogabilidade e trazido à vida com excelentes animações.

Som

A música do Berlinist combina muito bem com o que está acontecendo na tela. Desta vez não me deu arrepios, mas cumpre o seu papel mais difícil – criar uma base emocional na ausência de texto, fala e com um mínimo de sons de interação com o ambiente.

Jogo para um jogador

Nesses jogos, que dependem fortemente de recursos visuais e conteúdo emocional, você não espera uma jogabilidade interessante – eles geralmente acabam sendo simuladores de caminhada. Mas Neva consegue ser um jogo de plataformas variado e um jogo de ação bastante competente, e não apenas um gerador de papéis de parede.

Jogo coletivo

Não previsto.

Tempo estimado de viagem

5-6 horas.

Impressão geral

Uma instalação de arte que tocou tanto com um jogo de plataforma de ação com uma mensagem emocional poderosa que se transformou em algum tipo de forma especial de arte.

Classificação: 9.0 / 10

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