Se já te bate um desânimo domingo a noite só em pensar que, dali algumas horas, tudo voltará ao normal após um fim de semana tranquilo, saiba que existem explicações fisiológicas e psicológicas para isso! Abaixo, profissionais explicam por que é difícil viver na segunda-feira:
Humor na segunda-feira
Você acha que elas são ruins. A percepção é uma coisa poderosa. Se começar a semana com a famosa frase do Garfield – “odeio segundas-feiras” –, ter um dia mais leve será um desafio.
Faça ela ser menos pior:
Invente uma tradição divertida a cada novo início de semana (um café mais arrojado, um almoço com as amigas). Com certa expectativa, você pode reescrever seu roteiro mental.
Sono na segunda-feira
Segundas são uma droga porque:
Seu ritmo circadiano está fora do tom. Ficar acordada até tarde nos fins de semana cria um pequeno desajuste de fuso-horário, que é como voar de Nova York a Los Angeles em uma sexta-feira e voltar no domingo.
Faça ela ser menos pior:
Mantenha o sono dos finais de semana com somente uma hora de diferença dos outros dias. Se bagunçar seus horários, escancare as janelas assim que abrir os olhos. A luz da manhã suprime o hormônio chamado de melatonina e manda um recado de “levante-se e brilhe” para o cérebro, o que faz do acordar um momento menos estressante.
Coração na segunda-feira
Segunda são uma droga porque:
Sair de um domingo de descanso e relaxamento para uma semana atolada de trabalho não é fácil para o seu cérebro e seu corpo. Tanto estresse pode fazer a pressão arterial subir, o que talvez seja a razão por que médicos atendem mais casos de AVCs e ataques cardíacos nas segundas-feiras, se comparado com qualquer outro dia da semana.
Faça ela ser menos pior:
Experimente fazer um exercício de respiração ao acordar (inspire e expire profundamente por 30 segundos) para manter sua pressão sanguínea equilibrada. Aproveite para incluir meia xícara de espinafre no seu almoço: ele é cheio de nutrientes bons para a saúde do coração, como magnésio, potássio e cálcio.
Imunidade na segunda-feira
Segundas são uma droga porque:
Você se acabou na balada. Uma única maratona de drinques (quatro coquetéis ou taças de vinho) arruína por até um dia a habilidade digna de Pac-Man de células chamadas macrófagos destruírem vírus e bactérias, deixando você mais vulnerável a doenças.
Faça ela ser menos pior:
Limite a ingestão de bebidas alcóolicas a duas ou três doses por noite, nunca esquecendo de comer entre elas. Mais uma dica importante: reveze os drinques com um copo de água para diminuir os estragos da bebedeira.
Músculos na segunda-feira
Segundas são uma droga porque:
Você exagerou nas suas aulas de boot camp (ou o treino que você tem aderido ultimamente). Essas sessões intensas de exercícios podem causar inflamações que farão seus músculos gritarem por socorro na segunda-feira.
Faça ela ser menos pior:
Tente uma aula tranquila de ioga ou uma caminhada mais relax, o que vai fazer com que o sangue flua até seus músculos, aliviando a queimação. E lembre-se: exercícios muito pesados logo na segunda-feira farão você ficar toda dolorida na terça.
Fontes: Nicole M. Avena, ph.D e autora do livro Why Diets Fail, Elisha Goldstein, ph.D e autor do livro Uncovering Happiness, Timothy de Waal Malefyt, ph.D da Fordham University e Emma Seppälä, ph.D na Stanford University School of Medicine.