O projeto foi apresentado pelo vereador Thomaz Henrique
Em votação da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (7), os vereadores de São José dos Campos, no interior de São Paulo, rejeitaram a concessão do título de ‘cidadão joseense’ ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Thomaz Henrique, também do PL, em abril deste ano e recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, Redação e Direitos Humanos, além do Jurídico.
Na justificativa do projeto, Thomaz explicou que Eduardo Bolsonaro “atua sempre defendendo os interesses da direita no Brasil e sem deixar de lado a atuação parlamentar, inclusive beneficiando a cidade de São José dos Campos”.
Na votação desta quinta-feira, durante sessão ordinária, a homenagem a Eduardo Bolsonaro recebeu 13 votos favoráveis e oito contrários, sendo rejeitada a concessão do título para o político. Em homenagens, é necessária a maioria qualificada, ou seja, 14 votos.
De acordo com a lei orgânica, por se tratar de uma homenagem, a votação é secreta, não sendo divulgada como cada vereador votou. No momento da votação, apenas o vereador Walter Hayashi, do União Brasil, se manifestou publicamente, afirmando que votaria a favor da concessão do título.
Em maio deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) receberam o título de ‘cidadãos joseenses’. Nos dois casos, os projeto levados para a Câmara solicitando a concessão dos títulos eram do vereador Lino Bispo (PL). A votação ocorreu com apenas dois votos contrários e os títulos foram concedidos.