Muitas áreas do Brasil devem ter altos volumes de chuva nos acumulados dos próximos dez dias com marcas em alguns pontos que podem passar dos 200 mm. O cenário de precipitação na previsão de chuva para o Brasil é muito parecido com os dos meses de verão com um canal de umidade organizado com bastante água indicada entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
A Região Norte está perto do período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano. Com a aproximação do inverno amazônico, há aumento gradual das precipitações. Onde mais deve chover no Norte do Brasil nos próximos dez dias será nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Sul do Pará e Tocantins. Por sua vez, chove menos e forma mais irregular no Norte do Pará, Roraima e Amapá.
Na Região Nordeste, chove pouco ou nada nos próximos dez dias na maior parte da região. Nos estados nordestinos, a chuva deverá se dar de forma isolada e em pouco lugares. Na Bahia, entretanto, espera-se um aumento substancial das precipitações com a maior proximidade do canal de umidade que atuará em Minas Gerais e em Goiás.
No Centro-Oeste, a tendência de chuva para os próximos dez dias indica acumulados altos em muitas áreas. Deve chover muito entre o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Os volumes em alguns pontos podem ficar entre 200 mm e 300 mm em apenas dez dias com risco de inundações. Mato Grosso do Sul deve ser o estado a receber menos chuva na região com precipitações mais irregulares, embora localmente fortes e volumosas.
No Sudeste do Brasil, volumes altos de chuva devem ser esperados também em vários pontos da região, principalmente em Minas Gerais. Elevados acumulados podem se dar ainda em setores de São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Na cidade de São Paulo a chuva ocorre mais nesta segunda metade da semana com precipitações mais escassas semana que vem.
Na Região Sul, a tendência é de chuva irregular, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sem volumes altos na maioria das cidades. Onde mais deve chover na região será em parte do estado do Paraná. No Rio Grande do Sul, o tempo firme deve predominar na semana que vem com chuva escassa na maior parte dos dias.