A espera finalmente acabou e os ansiosos (com dinheiro sobrando) já estão com o PS5 Pro em mãos. O novo console da Sony foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (07) por R$ 7.000 e traz algumas novidades instigantes no pacote — como, por exemplo, novas tecnologias de aprimoramento de imagem.
Um desses novos recursos que acompanham o console é o PS5 Pro Enhanced, que são basicamente atualizações gratuitas lançadas para uma lista com 55 jogos. As melhorias gráficas incluem ray tracing avançado, PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), taxas de quadros aprimoradas de 60 Hz ou 120 Hz e muito mais.
Como os jogos estão rodando no PS5 Pro Enhanced?
O canal ElAnalistaDeBits, bastante conhecido na comunidade pelas suas análises técnicas e precisas, publicou uma série de vídeos mostrando os jogos rodando no PS5 Pro através do PS5 Pro Enhanced. Quer ver se teve muita diferença? Então confira a seguir!
Bloodborne
Certamente, Bloodborne é um dos jogos que os fãs mais querem ver rodando com qualidade aprimorada. No entanto, o PS5 Pro Enhanced traz apenas uma ligeira melhoria visual ao clássico da FromSoftware — mas “nada digno de nota”, segundo o próprio ElAnalistaDeBits.
Marvel’s Spider-Man 2
Marvel’s Spider-Man 2 também é outra grande aventura na lista do PS5 Pro Enhanced. O canal explica que o modo Fidelity Pro adiciona melhorias de iluminação, como sombras distantes e oclusão de ambiente no ray tracing — assim como maior resolução de realces em relação ao modo fidelidade do PS5 base e um impacto de cerca de 10 FPS ao usar VRR.
Já o modo Performance Pro também tem reflexos de maior resolução em relação ao modo Performance do PS5 base, mas dispensa sombras distantes e oclusão de ambientes no ray tracing.
Além disso, o modo Performance Pro traz uma taxa de quadros mais estável do que a do PS5 base no modo Performance a 60 FPS. Com VRR, a experiência é semelhante em ambas as plataformas em termos de taxa de quadros.
Demon’s Souls
Demon’s Souls, outro clássico da FromSoftware, recebeu um novo modo chamado “PS5 Pro”. Ele basicamente permite ativar o PSSR (tecnologia parecida com o DLSS da Nvidia) para que o game tenha uma resolução dinâmica a 4K e 60 FPS — que varia entre 2160p e 1584p. Modos de qualidade e desempenho ainda não estão disponíveis para o game.
Black Myth Wukong
No momento, Black Myth Wukong ainda não possui suporte no PS5 Pro — portanto, visualmente ele continua com a mesma qualidade da versão do PS5 base. No entanto, ainda há uma melhora no tempo de carregamento e na taxa de quadros no modo desempenho, que aumentou certa de 10/20 FPS.
Final Fantasy VII Rebirth
Final Fantasy VII Rebirth também foi aprimorado no PS5 Pro com a adição de um novo modo chamado “Versatilidade”. Ele permite ao jogador ativar o PSSR para obter uma resolução dinâmica a 4K e 60 FPS — mas a resolução varia entre 1440p e 1080p. Além disso, a taxa de quadros no novo console é um pouco mais estável que o modo desempenho do jogo no PS5 base.
Alan Wake 2
Por fim, Alan Wake 2 é um dos principais jogos que se beneficiam das novas tecnologias do novo console da Sony — principalmente no ray tracing. O PS5 Pro adiciona reflexos em superfícies opacas e transparentes, além de trazer melhorias consideráveis nas sombras, iluminação volumétrica e na neblina no modo qualidade.
No entanto, a taxa de quadros a 30 FPS pode sofrer variações em algumas partes ao priorizar a qualidade gráfica. Já no modo desempenho, Alan Wake 2 roda parecido tanto no PS5 base quanto no modelo Pro, também tirando vantagem do PSSR para trazer mais qualidade na imagem.
Será que o PS5 Pro se saiu bem nos testes? Comente suas impressões nas redes sociais do Voxel!
Compre o seu PlayStation 5 Pro na Amazon
Curtiu o novo console PlayStation e quer garantir o seu? Aproveite o preço mais baixo de pré-venda garantido na Amazon.
E o melhor de tudo é que você ainda pode economizar até 7% OFF em pagamentos por PIX ou parcelar em até 10 vezes sem juros. Clique e confira!