O evento é uma realização do Comitê Internacional de Desportos de Surdos; Samuel Dreyfus representa o município na competição
Os Jogos Pan-Americanos de Surdos serão disputados entre os dias 10 e 17 de novembro. A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, será sede da sexta edição do campeonato. Samuel Dreyfus de Oliveira, atleta itabirano de Taekwondo, foi convocado para representar a Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS) na disputa internacional deste ano, após conquistar o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro, em julho.
O Brasil será palco da competição pela segunda vez; a primeira foi em 2012, em Praia Grande (SP). Além de Taekwondo, os Jogos Pan-Americanos contam com outras 11 modalidades, incluindo atletismo, futebol e vôlei, por exemplo.
O Mestre Daú Primo, que acompanha Samuel, explicou que a competição será baseada em duas modalidades: kyorugui e poomsae. No kyorugui, ele precisa realizar técnicas utilizando 90% de chutes; a pontuação é feita a partir dos protetores eletrônicos, nos quais o sensor da meia, ao entrar em contato com o sensor do colete, faz a marcação automática. Já o poomsae é uma apresentação de ataque e defesa contra um adversário imaginário, na qual ele será avaliado por árbitros de acordo com sua apresentação.
Os treinos são diários. Samuel segue se preparando desde agosto e, além disso, participa de outros campeonatos mineiros e nacionais para se manter no ritmo.
Vale destacar a importância de competições paradesportivas para a inclusão, bem como os Jogos Pan-Americanos de Surdos, que possibilitam o reconhecimento internacional dos atletas.
“Esta inclusão é extremamente importante para os atletas. É uma oportunidade para eles mostrarem suas habilidades. Além de melhorar a qualidade de vida, aumentando sua personalidade, superando limites e dando uma resposta para a sociedade mostrando que pessoas com qualquer tipo de deficiência podem e devem ser incluídas nos esportes”, declarou Mestre Daú Primo.