Lifestyle

GRATUITO: Confira 15 atrações de graça em BH no fim de semana

Tem para todos os gostos e estilos, como shows, festivais gastronômicos, mostras, exposições, espetáculos, feiras e muito mais

No sábado (9), das 12h às 20h, o Blues na Praça chega à sua 24ª edição, na praça Alaska, no bairro Sion, com uma programação pensada para toda a família

O fim de semana será de muitas atrações gratuitas espalhadas pelos quatro cantos de Belo Horizonte. Confira abaixo uma seleção de eventos que vão agradar a todos!

Matula Film Festival
O Matula Film Festival chega à sua terceira edição celebrando a comida popular e a rica cultura alimentar brasileira. No fim de semana, o Terraço do Cine Theatro Brasil Vallourec (avenida Amazonas, 315, centro) recebe uma programação imersiva que une cinema e gastronomia. Serão exibidos filmes, realizados debates e oficinas, além de um tour gastronômico que destaca o papel da comida na construção de narrativas culturais e afetivas.
No sábado (9), a programação começa com a oficina de Acepipes, seguida por uma sessão de curtas e a palestra “Comida e Samba”, com Luiz Antônio Simas. O longa “Bar Esperança” encerra o dia. No domingo (10), estão previstas exibições especiais, como a Mostra Raízes Mineiras e o filme “Saideira”, além de uma oficina de drinks com Néli Pereira e a palestra “A Boemia Resiste!”, com Nenel Neto e convidados. Ingressos gratuitos no site Eventim.

Aviva Cultura
Na sexta (8) e no sábado (9), Belo Horizonte recebe o Aviva Cultura, evento que se destaca por democratizar o acesso à cultura em diversas cidades do Brasil. Serão apresentados gratuitamente alguns espetáculos das trupes, sempre no Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, s/n, Alípio de Melo).
Na sexta (8), às 20h, o Grupo Rapa de Tacho apresenta “O que Fica de Nós Mesmos”. Já no sábado (9), a primeira sessão é às 15h30, com a Cia BeHoppers apresentando o espetáculo de dança “Lindy Hop”. Às 16h30, tem Cia Theaomai com a peça “Idas e Vindas”. E, pra fechar com chave de ouro, às 19h30, tem a Cia Produções Suspeitas com “Suspeitos, um Crime Improvisado”. Ingressos gratuitos no Sympla.

24ª edição do Blues na Praça
No sábado (9), das 12h às 20h, o Blues na Praça chega à sua 24ª edição. Nesta edição, o evento na praça Alaska, no bairro Sion, terá uma programação pensada para toda a família, prometendo unir gerações em torno da música e da diversão. No palco, os alunos da AvantGarde Escola de Música, no projeto Música para Crianças, Shello & Lobo Blues Band e a banda Legado Blues. Ingressos gratuitos no Sympla.

Cidade do Rock 
O Festival do Rock apresenta a Cidade do Rock no sábado (9), a partir das 14h, no Quintal do Chalé (avenida Professor Mário Werneck, 530 Estoril). Serão mais de 12 horas de rock, 13 bandas, dois palcos, vinis, sinuca, tatuagem, cervejas especiais e muito mais. Ingressos gratuitos no Sympla para entrada entre 14 e 15h, e também entre 22h e 23h. Nos outros horários ingressos a partir de R$ 36.

Circuito Hip Hop – Zona Norte e Venda Nova
No sábado (9), das 14h às 21h, tem início a batalha final de celebração do “Circuito Hip Hop – Zona Norte e Venda Nova”, em um dos tradicionais redutos da cultura hip-hop de BH, na esquina da rua Walfrido Teixeira Simões com Wilson Abrão Abdo (quadra), no Minas Caixa. O evento reunirá duelos de MCs e de dançarinos de breaking, além de um grafitaço – com a criação de desenhos ao ar livre, durante todo o evento, por artistas do Real Grapixo. Mac Julia, que fará o encerramento da programação, está entre as atrações convidadas. A premiação será de R$ 3.000 para o/a MC vencedor(a).

5ª Mostra Cine Vida – Blip
No sábado (9), a 5ª Mostra Cine Vida – Blip ocupa o Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 74) e exibe o filme “Afetos (im)possíveis”. O projeto, que percorreu oito equipamentos culturais da cidade com oficinas gratuitas de audiovisual, teve como resultado o longa-metragem que será exibido no cinema. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no Sympla ou na bilheteria.

Exposição na Casa Fiat de Cultura
Até 1º de dezembro, a exposição “Nó – o enlace da renda e da chita” celebra, na Casa Fiat de Cultura (praça da Liberdade, 10), a diversidade das influências culturais que formam a identidade brasileira. A mostra tem o objetivo de valorizar o legado ancestral que permeia esses tecidos, um diálogo entre o design e o artesanal. São 25 modelos de renda e chita criados por renomados estilistas brasileiros.

Cici Floresta e Couro Encantado
O disco “Beija-Flor de Olhos Negros”, o primeiro de Cici Floresta e Couro Encantado, é uma ode às culturas populares. E o apogeu desse registro fonográfico inédito está marcado para o sábado (9), às 17h, quando as 13 faixas do álbum, entre outras canções, serão apresentadas ao vivo no Parque Orlando de Carvalho da Silveira (rua Juruá, 860, Silveira). Com entrada gratuita, a apresentação terá participações especiais, como a de Sérgio Pererê.

Quermesse de Primavera
No sábado (9), a partir das 18h, acontece a Quermesse de Primavera no adro da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha (praça Duque de Caxias, 200). Vão ter barraquinhas de comidas típicas, diversão e o show de O Santê Elétrico, o ministério de música do bairro.

Novembro Negro da UFMG
Até o dia 30 acontece a 7ª edição do Novembro Negro da UFMG, que tem mais de 120 atividades, das mais diversas naturezas, na programação. Neste ano, a iniciativa conclama à luta antirracista e, do mesmo modo, valoriza o compromisso das Universidades com a formação acadêmica e cidadã pautada na erradicação de todas as formas de intolerância, discriminação e violação de direitos humanos. Estão abertas as inscrições para seminários, oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, festival de teatro e muito mais no site da UFMG. Na programação, também tem sessões de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições.

Insubmissas – Sarau de Literatura
No sábado (9), entre 15h e 17h, o Insubmissas – Sarau de Literatura Contemporânea ocupa o Auditório do Museu da Moda (rua da Bahia, 1.149, centro). A mediação será de Milca Alves. O projeto tem o intuito de fomentar a ocupação dos espaços da Zona Cultural da Praça da Estação e despertar o interesse dos moradores pela produção literária de mulheres.

Mostra Brasas
A Mostra Brasas, que propõe um recorte da cena contemporânea com obras de artistas trans e mulheres lesbipan, vai ocupar três espaços da capital com obras de 28 artistas. Entre sexta (8) e o dia 1/12, o projeto, que também pode ser conferido online, no site fanchecleticas.com/brasas, estará nos seguintes locais: aKasulo (rua Agnelo Macedo, 234, Barreiro); Casa Tina Martins (rua Paraíba, 641, Santa Efigênia); e Teatro 171 (rua Capitão Bragança, 35, Santa Tereza).

Feira Multi Verso
No sábado (9), das 14h às 20h, e domingo (10), das 13h às 18h, tem Feira Multi Verso no terceiro piso do Mercado Novo (avenida Olegário Maciel, 742), com uma grande variedade de produtos.

Mostra Casa Circo Gamarra
No sábado (9), às 19h, acontece a Mostra Casa Circo Gamarra (rua Conselheiro Rocha, 1.513. Vila Dias), um evento festivo que celebra a arte e a comunidade, exibindo criações de estudantes orientados por professores, após meses de aulas de circo, dança e teatro. 

‘Arte, Memória e Direitos Humanos’
No sábado (9), às 19h, acontece a palestra “Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos”, com o líder indígena Ailton Krenak e o artista Rafael Prado, no CCBB BH (praça da Liberdade, 450). O encontro propõe um diálogo sobre como a produção cultural contribui para o acesso aos saberes ancestrais, aos direitos humanos e ao resgate das cosmovisões sustentáveis do passado. Ingressos gratuitos no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteira do CCBB.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *