Em um novo balanço divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), do Governo Federal, o Ceará destaca-se como o principal destino turístico no Nordeste dentro dos primeiros três meses do programa Voa Brasil. Entre os 70 destinos mais procurados na região, o Estado tem se mantido na liderança, refletindo sua forte atratividade e relevância no cenário nacional.
Fortaleza ocupa a terceira posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto Juazeiro do Norte alcança o décimo lugar no Nordeste. Desde o levantamento inicial de setembro, essas posições têm sido consistentes, reforçando o apelo do Ceará como destino turístico, tanto para a Capital quanto para o Interior. Neste momento, o programa Voa Brasil está voltado para aposentados de todo o País, promovendo novas oportunidades de turismo entre esse público.
Analisando os números do programa, cerca de 16 mil passagens foram reservadas pelo Voa Brasil em todo o território nacional, o que equivale a 100 aeronaves completamente ocupadas. Fortaleza se destaca ao registrar 1.290 bilhetes emitidos, superando destinos como Recife (1.177) e Brasília (1.008), consolidando-se no Top 5 do ranking do MPor.
Segundo a titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), Yrwana Albuquerque, o programa tem um papel crucial na democratização do transporte aéreo, permitindo que um número crescente de brasileiros explore as belezas do País. “Estamos muito entusiasmados com os resultados. Esses números refletem o crescente interesse dos viajantes em descobrir a diversidade do Ceará, seja pela rica oferta de ecoturismo e turismo paleontológico, seja pelo apelo cultural e religioso em torno de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte”, celebra a secretária.
Com o reconhecimento do Ceará como um dos principais destinos turísticos nacionais, o programa Voa Brasil reforça a posição do Estado como um lugar a ser visitado imperdível no Nordeste, atraindo turistas que buscam experiências únicas e autênticas. Tanto na vibrante capital cearense, como nas encantadoras paisagens interioranas – especialmente o extenso litoral e regiões serranas -, mas também em áreas do sertão.