Sports

​Atleta de Vila Velha de apenas 12 anos bate recorde brasileiro de natação

Foto: Divulgação

Contemplado pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha, Matheus Machado Ngome, de 12 anos, surge como a nova estrela da natação brasileira. Ele bateu dois recordes nacionais durante o Festival  CBDA Sudeste Pré-Mirim, Mirim e Petiz, realizado no Clube de Regatas Álvares Cabral, em Vitória, em outubro deste ano.

Durante o festival Matheus subiu no lugar mais alto do pódio, se consagrando campeão nos 50 metros livre e nos 100 metros borboleta.  Na categoria dos 50 metros livre, venceu com o tempo de 25s45; dos 100 metros livre, com a marca de 56s53. O recorde anterior era de Lucas Dé dos Santos, do Natação Americana, que fez 25s84 em 2022, nos 50 metros livre.

Um dia antes do torneio, Matheus concluiu os 200 metros na categoria livre, com o tempo de 2min08s13, quase quatro segundos à frente do segundo colocado, Pedro Facina Rocha, do Natação Americana (SP), que fez 2min12s04; e nos 100m costas, com 1min08s05.

Tradição

Sua avó Maria Regina Padilha, que aos 71 é nadadora de águas abertas, é sua maior inspiração e foi ela quem o incentivou a nadar. Ele até tentou praticar outros esportes, mas sua paixão mesmo é a natação e, hoje, ele é motivo de orgulho para a avó. Filho do africano Landry Ngome, o medalhista canela-verde tem quase 1,80m de altura, herdando do pai o porte físico.

Não é segredo que o nado borboleta é a modalidade preferida de Matheus, motivo pelo qual  tem alcançado bons resultados. Ele confessa que está treinando bastante, para ser o terceiro nadador capixaba a disputar os Jogos Olímpicos, depois de Cesar Quintaes e João Luiz Gomes Júnior, finalista nos 100m peito no Rio/2016.

Matheus começou a nadar aos 5 anos de idade. Sua rotina de treinos é intensa. Ele treina no Clube de Regata Álvares Cabral, de segunda-feira a sábado, descansando apenas no domingo, quando não tem competição.

Sua treinadora é a nadadora Daiene Dias, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro, e conquistou a medalha de bronze, nos 200 metros borboleta.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *