Destino faz parte do plano de construir cidade futurista que vai abrigar centro de negócios internacional e impulsionar turismo
Nos últimos dois anos, mais de 30 mil pessoas trabalharam na construção de uma ilha de luxo que promete revolucionar o turismo na Arábia Saudita. Batizado de Sindalah, o destino é banhado pelas águas azuis brilhantes do Mar Vermelho a cinco quilômetros da costa e acaba de ser inaugurado.
O resort ocupa uma área de 840.000 metros quadrados e vai servir como porta de entrada de um projeto ainda mais ambicioso: NEOM, cidade futurista idealizada pelo príncipe Mohammed bin Salman.
Por enquanto, as visitas são restritas a alguns convidados: a ilha vai receber até 2.400 hóspedes por dia até 2028. Eles poderão escolher entre 440 quartos, 218 apartamentos de luxo e 88 vilas. A beleza natural da ilha é combinada com design tecnológico projetado pela empresa líder em arquitetura de iates, Luca Dini.
“O Village e o Promenade são o coração pulsante das zonas sociais e de entretenimento da ilha, lar de 38 ofertas culinárias apoiadas por chefs de renome mundial, bem como restaurantes diurnos, locais noturnos e 36 lojas de varejo de luxo”, diz a empresa.
Já o Beach Club terá serviços à beira da piscina e sessões musicais à noite, enquanto o Golf Club à beira-mar oferece uma experiência de golfe em um campo de 6.474 jardas (5.920 metros).
O ecossistema marinho que banha a ilha tem mais de 1.100 espécies de peixes – 45 das quais são exclusivas das águas de NEOM, além de 300 espécies de corais. Os hóspedes poderão, inclusive, explorar o ambiente em mergulhos individuais.
A ilha também oferece uma marina com 86 vagas para inaugurar uma nova temporada de vela. Com interiores projetados por Stefano Ricci, o Sindalah Yacht Club será uma opção para os visitantes com conjunto completo de serviços de iates.
A cidade do futuro
Na tradução literal, NEOM significa “novo futuro” e foi escolhida para batizar a região noroeste do Reino da Arábia Saudita que vai abrigar o projeto do príncipe Mohammed bin Salman.
“NEOM não é uma cidade. É um lugar que será composto por várias regiões – incluindo a cidade cognitiva The Line, o centro de indústrias avançadas e limpas Oxagon, o destino de montanha Trojena, a ilha de luxo Sindalah e nossos destinos costeiros no Golfo de Aqaba”, explica a empresa.
O objetivo é atrair empresas dos setores de Design e Construção, Educação, Pesquisa e Inovação, Energia, Entretenimento e Cultura, Serviços Financeiros, Alimentos, Saúde e Bem-estar, Manufatura, Mídia, Mobilidade, Esporte, Tecnologia e Digital, Turismo e Água.
“Como uma comunidade de pioneiros sonhadores e realizadores, NEOM está adotando e criando sustentabilidade, tecnologia avançada e um novo modelo econômico. E com a costa, o deserto e as montanhas à nossa porta – este é realmente o lugar perfeito para trabalhar, viver e se divertir.”
O financiamento é feito maioritariamente pelo governo da Arábia Saudita, mas tem participação de investidores locais e internacionais. Estimativas apontam que a construção pode custar até U$ 2 trilhões (R$ 11,5 trilhões pela cotação atual).
“A NEOM está comprometida em apoiar a nova era de turismo de luxo do Reino, com a abertura de Sindalah. O destino inaugural oferece aos visitantes um ‘primeiro vislumbre’ do que o futuro reserva para nosso extenso portfólio de destinos e empreendimentos”, disse Nadhmi Al-Nasr, CEO da NEOM.