Travel

4 destinos diferentes para explorar o turismo alternativo

Destinos menos populares são excelentes para viagens memoráveis e conhecer mais sobre a diversidade do Brasil

Praia de Guaibim em Valença
Reprodução – Redação Bahia

O Brasil possui um extenso território, repleto de belezas naturais, e o turismo pelo país permite conhecer coisas diferentes em cada lugar visitado. Os destinos pouco convencionais são excelentes opções para ter novas experiências inesquecíveis. Além de fugir do agito e da multidão, fazendo com que a viagem seja mais sossegada, esses locais proporcionam atrações interessantes e únicas. Confira, a seguir, 4 destinos alternativos para explorar.

Aparados da Serra – Rio Grande do Sul/Santa Catarina

O Parque Nacional de Aparados da Serra está localizado na divisa dos estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, reunindo belezas naturais únicas e difíceis de serem encontradas em qualquer outro lugar do mundo.

A reserva contém mais de 60 cânions espalhados e foi batizada com esse nome porque seus paredões terminam de maneira repentina, como se os topos tivessem sido “cortados” ou “aparados”.

A região é excelente para fazer trilhas e ter um contato maior com a natureza. É possível conhecer o interior dos desfiladeiros e observar os enormes paredões de 700 metros. O mais famoso é o Cânion do Itaimbezinho, que tem trilhas que saem de Praia Grande (SC).

Chapada das Mesas – Maranhão

O Parque Nacional da Chapada das Mesas está localizado no sul do Maranhão, e é o destino perfeito para quem gosta de natureza. As formações rochosas do local, com formato de mesas de pedra, inspiraram o nome do parque, que conta com aproximadamente 160 mil hectares de extensão.

Com bioma de cerrado, a região abriga formações rochosas bonitas, cânions, cavernas, cachoeiras, piscinas naturais, uma rica fauna e até sítios arqueológicos. As águas são seu maior diferencial, possui temperatura fresca e uma cor cristalina, deixando a paisagem da região ainda mais deslumbrante, em contraste com os paredões rochosos.

A cidade de Carolina é o principal acesso ao parque, de onde saem as principais trilhas e passeios, inclusive para o Morro do Chapéu, o mais alto do parque e de onde é possível ter uma visão espetacular da região. É possível praticar trekking, rapel, tirolesa e muito mais.

Ponta do Corumbau – Bahia

A região do litoral sul da Bahia, a Costa do Descobrimento, tem destinos famosos como Porto Seguro e Trancoso. Entretanto, mais ao sul da região, entre Caraíva e Cumuruxatiba, se esconde Ponta do Corumbau, com um acesso mais difícil e menos visado por turistas, garantindo um passeio tranquilo e sem multidões.

A pequena vila de pescadores possui uma belíssima praia, em que acontece um fenômeno na maré baixa, formando uma longa faixa de areia em direção ao mar. As mudanças da maré formam cenários únicos, o mar é calmo e com água morna, possui piscinas naturais, um rio e também falésias.

Também é possível fazer passeios de barco, conhecer recifes de corais e praticar snorkeling para observar a vida marinha.

Serra da Capivara – Piauí

O Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no Piauí, e é uma das regiões mais importantes para entender um pouco mais sobre as civilizações antigas que já habitaram a América. 

O valor cultural e histórico da região é extraordinário, contando ao todo com mais de 400 sítios arqueológicos – a maior quantidade de todo o continente. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o parque dispõe de inúmeros registros pré-históricos como pinturas e gravuras rupestres. 

Ainda, a região abriga cerca de 40% da caatinga protegida do país e contém belas paisagens naturais, com formações rochosas singulares, serras e vales.
Os interessados podem pesquisar passagens aéreas para São Raimundo Nonato, que é a principal cidade para ter acesso ao parque e que conta com um aeroporto inaugurado recentemente.

google newa

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *