Digital Technology

Os fungos podem causar o apocalipse zumbi? Descubra

Imagem de: Os fungos podem causar o apocalipse zumbi? Descubra

Zumbis – medo e fascínio nos toma quando falamos de zumbis. A possibilidade da humanidade ser tomada por um vírus, fungo, radiação e a instauração de um apocalipse universal sempre chama a atenção.

Filmes, jogos e todo um universo literário foi desenvolvido pensando nesses seres híbridos, sem vontade própria, que estão aptos para dar um trabalho hercúleo para morrer, mesmo já estando “oficialmente” mortos.

Mas será que é só na ficção que os zumbis existem? Seja por magia, verminose ou infecção fúngica, eles estão entre nós. Descubra se o reino Fungi tem potencial para infectar a humanidade e dominar até o último de nós.

Qual seu tipo de zumbi preferido? Clássico comedor de cérebros ou os mais espertos, como "Eu sou a lenda"?

Qual seu tipo de zumbi preferido? Clássico comedor de cérebros ou os mais espertos, como “Eu sou a lenda”?Fonte:  Getty Images 

Receita zumbificante

Desde meados dos anos 1930, os zumbis começaram a ganhar destaque com histórias próprias. Acredita-se que a origem de um pensamento relacionado a existência desses seres “mortos-vivos” remonta à cultura Vodu, com pessoas escravizadas por sacerdotes, que poderiam dominar a mente das pessoas as deixando em um estado semi-vivo.

Segundo consta em relatos antropológicos, os sacerdotes faziam “poções” capazes de dominar a mente de suas vítimas, as deixando sem vontade, inibindo o pensamento e as tornando escravas do desejo do mestre. Será que havia fungos nesses preparados?

Fato é que os rituais Vodus inspiraram diversas mentes a criarem seus próprios zumbis, que podem ser obtidos por uma receita simples: uma pessoa (morta ou viva) e uma fonte de ignição para um estado intermediário de existência. Essa nova “oportunidade” de seguir por aí sem rumo, pode ser desencadeada de diversos modos, como, por exemplo, por fungos.

Em The Last of Us, afamada série e franquia de jogos, os fungos do tipo Cordyceps passam a infectar humanos, causando uma hecatombe apocalíptica. Mas uma dúvida, completamente válida, passou a povoar os pesadelos de alguns ao saberem que esse tipo de fungos realmente existe, e que já tem causado um caos zumbi.

O mundo dos zumbis fúngicos

Existe um pequeno mundo zumbi aos nossos pés e na altura das nossas panturrilhas, talvez até mais alto. Existem alguns fungos, como Cordyceps, também chamado de Ophicordyceps, que são entomopatogênicos.

Esses organismos conseguem invadir os corpos de formigas, cigarras, milípedes, baratas, besouros e uma grande variedade de insetos e aracnídeos. Quando dentro do hospedeiro, eles invadem o cérebro e passam a controlar os corpos de suas vítimas.

Você inclusive já pode ter visto um inseto zumbi e nem ao menos ter percebido.

Você inclusive já pode ter visto um inseto zumbi e nem ao menos ter percebido.Fonte:  Getty Images 

Infectados, esses animais passam a agir de forma errática, dominados por seus invasores. Deixam de se alimentar, podem passar a ter comportamento reprodutivo anômalo e por fim, deixam de ter utilidade quando o esporo finalmente se torna maduro, rompendo o corpo de seu hospedeiro em micélios que irão recomeçar o ciclo com novas vítimas.

Quando os fungos dominadores estão perto de completar seu ciclo de amadurecimento, eles estimulam o seu hospedeiro a subir em folhas e galhos, onde eles se prendem e de fato morrem, esse processo é chamado de Doença do Cume.

Os animais desenvolvem "A doença do Cume".

Os animais desenvolvem “A doença do Cume”.Fonte:  Getty Images 

Todavia, há algo de interessante, os fungos são especialistas na infecção de animais específicos. Sendo assim, o fungo que infecta formigas, será dificilmente o mesmo que infecta borboletas, baratas ou outros insetos. De certo modo isso é um alívio.

Os fungos podem nos tornar zumbis?

A resposta simples é, não! Os fungos não têm potencial, ou interesse em possuir nossos corpos e mentes nos tornando seus escravos. Ainda que haja um salto de adaptação capaz de gerar esse efeito “zumbificante” em humanos, isso não será neste século.

Contudo, os fungos não são completamente inofensivos para saúde humana. Nosso corpo pode ser infectado por seus esporos, e quando atingem órgãos, como os pulmões, podem ocasionar desfechos desastrosos para nós.

Fungos como Cryptococcus Neoformans e o Arpergilus Fumigatos são colonizadores pulmonares.

Fungos como Cryptococcus Neoformans e o Arpergilus Fumigatos são colonizadores pulmonares.Fonte:  Getty Images 

Mas além dos desfechos com potencial fatal, eles também podem causar incômodos cutâneos, como o “pé de atleta”, micoses e outras doenças de pele.

Ainda que seja um assunto interessante para discussões em rodas geek e de ficção científica, um apocalipse zumbi humano ocasionado por fungos não está nos planos do mundo.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos. Até mais!

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *