Montagem simulando site da Folha para dizer que Janja recorreu ao candomblé para reduzir dólar é reciclada
Montagem já havia circulado em julho e volta agora, após alta da moeda americana, que já está em queda novamente
São Paulo
Ainda antes do anúncio da eleição do republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e consequente disparada do dólar —que já apresenta forte queda—, um conteúdo mentiroso simulando a coluna Painel, da Folha, foi reciclado para espalhar que a primeira-dama brasileira, Janja, teria voltado a fazer rituais de candomblé para conter a alta do dólar.
Como ocorreu em julho, o conteúdo, uma montagem com elementos gráficos do layout da coluna e a foto do editor, Fábio Zanini, não leva a link nenhum. Na versão anterior, a falsa publicação dizia “Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT”. Na época, o presidente Lula (PT) tinha participado de um evento em que usou um turbante do afoxé Filhos de Gandhy.
A montagem que circula agora em redes sociais e aplicativos de mensagem traz o título “Janja volta a fazer rituais de candomblé para conter alta do dólar”. Até a tarde desta quarta-feira (6), um post com a desinformação reciclada tinha mais de 430,3 mil visualizações apenas no X.
“O fato, de não saber se isso é real ou piada, revela o tamanho do buraco que a gente se encontra” e “o Estado só é laico quando ela quer defender o aborto”, foram alguns dos comentários. Também houve quem comentasse a publicação de forma preconceituosa contra o candomblé e o Nordeste. “Com essa inflação e preço alto do frango, baiano está fazendo macumba com caldo Knorr” é um dos exemplos.
A Folha tentou contato com o PT e a assessoria de imprensa de Janja, mas não houve resposta até a publicação deste texto.
VERDADEIRO OU FALSO
Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email [email protected] para que ele seja verificado pela Folha.